Translate

domingo, 29 de maio de 2016

5 Dia - Circuito Costa Verde e Mar - Cicloturismo - Itapema a Mariscal

Trecho
Itapema - Porto Belo - Bombinhas
Distância: 32km
Subida Acumulada: 570 mts
Dificuldade Física: 3
Dificuldade Técnica: 2

Acordamos cedo, como de costume, mas o clima não estava muito colaborativo, uma densa névoa tomava conta do nosso visual. Nossas roupas estavam, nos aguardando sentadas em uma cadeira a porta de nosso quarto. Descemos para o café da manhã, a Pousada estava com poucos hóspedes, talvez uns 3 quartos de 20 e tantos, porém o café da manhã foi servido impecavelmente, suco natural, frutas, pães e quitutes caseiros e deliciosos. Montamos a tralha todas, limpamos as bikes e saímos rumo a névoa.
O dia hoje, seria a beira mar, com vista incríveis, mas nada de murmurar, pois nada acontece sem a vontade ou permissão de Deus, se Ele assim quis, a nós só cabe, agradecer o dia de férias, e aproveitar a brisa.

A orla de Itapema, está muito agradável, possui ciclofaixa em todo o seu trecho, sonho para ciclistas, pesadelo para carros que perderam suas vagas de estacionamento. Pela primeira vez encontramos cervejas artesanais, mas era muito cedo para tal degustação, ficamos com um cafezinho espresso para esquentar o esqueleto.

Uma Ponte separa Itapema de Porte Belo, dai para frente até voltarmos a Ciclofaixa, é puro stress, os motoristas, são bastante agressivos, parecem odiar ciclistas, buzidas tornaram se se constantes, isso fora de temporada, imagino eu que na temporada, seja inviável.

Porto Belo, era antigamente um porto natural, hoje é destino de cruzeiros marítmos e turismo rural. Uma pena foi não ter sol, mas ainda sim, o visual é lindo.

Inaugurado em 1959, este foi o primeiro hotel de Porto Belo. Suas sacadas oferecem uma bela vista da Praia de Porto Belo. O antigo casarão conserva a arquitetura da época. Hoje, abriga uma pousada e um restaurante, que serve pratos típicos da cidade.

Píer Turístico de Porto Belo, praticamente uma cena de Nárnia. Puro nevoerio, por pouco, não encontramos Aslam, Lucia, Edmundo e Caspian.

Seguimos pela Rodovia Governador Celso Ramos, logo após o Centro de Informações Turísticas, inicia-se a subida pelo asfalto para Bombas. Optamos por não fazer os opcionais hoje, visto que o nevoeiro cobria toda a praia. Paramos no belvedere para apreciar a vista de Bombas.

Passeamos pelas ruas de Bombas, logo já nos deparamos com nossa última subida, chegando enfim a Bombinhas. Decidimos ficar hospedados em Mariscal. Como um raio de sol despontou no horizonte para coroar nosso dia, resolvemos dar um passeio antes de nos instalarmos na Pousada ou até mesmo almoçarmos.
Seguimos Mariscal afora, com a sensação de estarmos no paraíso, ruas calmas e limpas, casas novas, uma tranquilidade que nos agrada. O único pensamento no momento era: Daqui não saio, daqui ninguém me tira.

Optamos por não subir ao Mirante 360, pois o tempo não estava com visibilidade tão boa assim, deixamos para amanhã, caso o tempo melhorasse. Percorremos até o final da praia, amando cada cantinho e resolvemos então saciar a nossa fome. Nessa época, a cidade que já é pacata, torna-se quase fantasma, praticamente todos os estabelecimentos estavam fechados. Havia uma esquina simpática, aberta. Quando vou com a cara de um local, a chance de dar errado é pequena, escolhemos ficar no Armazém do Pescador, o local tem boa decoração, o que me fez entrar. Pedimos de cara um Chopp, afinal, temos sempre que comemorar o final de cada jornada, para nossa surpresa o Chopp era artesanal, 1000 pontos para o local (rsrsrs). Por sugestão do garçom, pedimos um prato executivo com pescada, acertadíssimo e segundo ele, mandou caprichar pois eramos ciclistas e devíamos estra famintos. O prato chegou bem apresentável e delicioso. Enquanto isso lá fora, a chuva fina, começou a cair. Ficamos ali sem muita pressa, terminando nosso banquete. Na hora de pagar a conta, pegamos nosso dinheiro, acomodado na super carteira (um saquinho de congelar), o rapaz do caixa, ofereceu uma sacolinha mais resistente para não molhar nosso dinheiro devido a chuva. Pequenos gestos, grandes atitudes mais uma vez, fizeram a diferença.

Saindo do Restaurante, arrastei minha bike, para vira-la rumo ao caminho certo e ouvi um tonhonhoimmmm...saldo: 1 raio arrebentado. Demos mais uma voltinha pelo outro lado da praia, e fomos para nossa Pousada.
Pousada Araguá, sem palavras para descrevê-la. Perfeição em tudo. Capricho desde o acesso, pelo terreno lateral a Pousada, Recepção, instalações, café da manhã. Tudo nota 1000. A varanda do nosso quarto terminava dentro da piscina. O quarto tinha um cheiro maravilhoso e a cama era enoooooorme.
O atendimento de todo o staff foi impecável.(perdão mas esqueci todos os nomes).

Deixamos combinado que a noite seria para petiscar camarões. O único detalhe, foi que tudo estava fechado, claro, fora de temporada e final de feriado chuvoso. Lembramos que em nossos passeios durante o dia, havíamos visto um local com uma plaquinha: Aberto das 18:00 as 23:45, e fomos nós a procura. Não foi difícil encontrar, Choperia e Pastelaria Mar de Fora, sentamos nas mesas de fora, o local é agradável, bem decorado e atendimento nota 1000, mas a cereja do bolo....chopps artesanais do bom....IPA, Witbier, Lager on tap...ai foi demais neh! A casa tem umas porções com bolinho de peixe, bolinho de camarão e camarão empanadinho, combinação mais que perfeita com os chopps. O forte deles, dizem que é o pastel, mas não provamos. Passamos algumas horas jogando conversa fora, fazendo o balanço do dia e felizes por estarmos no paraíso. Terminamos nosso dia, pedalando tranquilamente de volta para "casa". Com um pequeno aperto no peito, pois a aventura estava acabando.