Translate

quarta-feira, 25 de maio de 2016

1 DIA - Circuito Costa Verde e Mar de Cicloturismo - Balneário Camboriu a Piçarras

TRECHO
Balneário Camboriu – Itajaí - Navegantes -Penha – Piçarras
Distancia Total: 50 km
Altimetria: 610 mts
Dificuldade Física: 3
Dificuldade Técnica: 2

Acordamos bem cedinho, pois ainda tínhamos que montar nossas bikes.

Bikes prontas, alforjes instalados, café tomado, saímos do Hotel as 9:00hs com destino ao Mole da Barra Sul, local que o trajeto é iniciado oficialmente.
Deixamos nossos Mala Bikes, no maleiro do Hotel para pegar na volta.

O dia estava ensolarado e lindo, estávamos apenas a 4 km do Mole. Seguimos pela ciclovia, admirando o mar e o movimento de pessoas, caminhando, correndo, pedalando pela praia. Demoramos um bocado para vencer os 4km, devido as inúmeras paradas irresistíveis para fotos.

Chegando ao Mole da Barra Sul, iniciei minha procura pelo Mapa do Circuíto, eu havia levado um Guia impresso, mas queria um mapa "de verdade". Não encontrei em local algum, seguimos com meu mapinha e nesse dia estávamos sem o trajeto no GPS, pois tínhamos a informação que todo trajeto era bem sinalizado com setas amarelas.

No mole, paramos um pouquinho, para contemplar Balneário Camboriu sem pressa. Encontramos uma figura interessante, um Senhor que pescava jogando tarrafa, o curioso foi que havia uma garça que o acompanhava para todos os lados, chegando a andar atras do senhor pelo trapiche, parecia de estimação.

Conseguimos dar nossa largada apenas as 12:00hs. Saímos como manda o figurino, do Totem de Partida, no ínicio da ciclovia.

Atravessamos de Sul A Norte pelos 6 km da tranquila ciclovia. A Ciclovia, na verdade é uma Ciclofaixa Compartilhada entre Bicicletas, Patins, Skates, Patinetes e Corredores, funciona perfeitamente bem.

No Km6 surge o primeiro desafio.... a subida do Morro da Rainha, que de longe parecia intransponível, mas eu consegui vence-la sem colocar os pés no chão.

Logo após a descida, segundo nosso Guia, havia um opcional, a direita, o Morro do Careca. Claro que, opcional, quase sempre quer dizer OBRIGATÓRIO! Se a vista é bonita, vale o sacrifício e fomos nós a direita para o Morro do Careca. Até o Mirante deu para pedalar, depois .... só empurrando, pelo menos para mim, pois não há pedaço de terra que não seja pedalável para o meu companheiro, mesmo carregado com 15kg ele venceu o trecho todo sentado na bicicleta.
O Visual lá de cima é incrível. O Complexo do Morro do Careca, além de mirantes, é utilizado para decolagem de parapentes.

Aqui fizemos nosso primeiro Coke Stop do dia e da viagem. Coca-cola e castanhas do Pará. O local possui, lanchonete e sanitários.

De um lado avistamos Balneário Camboriu, do outro a Praia Brava, Itajaí, Navegantes e até Penha e Piçarras.
Conversamos com o instrutor do local, que gosta de pedalar e nos deu algumas dicas de qual trajeto seguir e mostrou... " vocês irão até aquele ponto láááááááá, aquela torre é o Beto Carrero em Penha e vocês irão lá perto.

Prosa encerrada, Bikes morro abaixo. No final da Praia Brava, teríamos que passar um pedaço pela areia, como a maré estava baixa foi muito tranquilo. Nesse momento começamos o segundo morro, muito tranquilo em meio a mata, sem grande cansaço ou dificuldade.

Chegamos a Praia das Cabeçudas, a estrada acompanha o costão rochoso, pelo asfalto,  com ondas estourando nas pedras. E eis que surge um ponto de referencia do caminho, o Bico do Papagaio, uma formação rochosa que se assemelha com o tal bicho.

E logo chegamos a Itajaí.

Itajaí tem uma ciclovia perfeita, bem construida, pavimento lisinho, duas mãos e exclusiva para rodas. Foi realmente muito agradável pedalar ali.
Precisávamos comprar um cabo USB, para conseguirmos colocar o trajeto no GPS, então saímos um pouco do trajeto e fomos compra-lo, não muito distante do caminho.
Já passava das 14:00hs a fome dava sinal de vida e as lombrigas desejavam camarão. Mesmo com o relógio mais que atrasado, e com muitos quilometros pela frente resolvemos parar para almoçar.

Seguindo a dica de um habitante local fomos ao Restaurante Porto da Sereia, excelente dica. Local agradável e comida deliciosa. Fomos muito bem recebidos, estacionamos nossas bikes e sentamos nas mesas da área externa para apreciar a vista.

Muito atrasados, saímos em direção ao porto, onde deveríamos atravessar a balsa para Navegantes.
No caminho passamos pelo Mercado Municipal e de Artesanato de Itajaí. Uma construção antiga bem bonita.
Ali, no Mercado, no Ponto de Informações Turísticas, consegui finalmente pegar meu mapa da Costa Verde e Mar.

A Balsa é uma atração a parte, motos e bicicletas embarcam separados e antes dos carros, é cobrado um valor de R$ 1,30 para pedestres e bicicletas, R$ 2 para motos e R$ 8,00 para automóveis , não leva nem 10 minutos, uma ponte resolveria facilmente esse problema, mas...acho que não há interesse político para isso.

Motos e carros, entram primeiro e ficam na frente. Pedestres ao lado e carros atrás.

Saindo da balsa pegamos a direita, logo entrando na ciclovia, passando por diversas lojas e no final da rua, a esquerda, voltamos a pedalar pela praia.
É um trecho bem gostoso de pedalar, a área de restinga está em preservação e um deck acabando de ser construído para pedestres ao lado da ciclovia, nesse momento, com sebo nas canelas, resolvemos dar uma puxadinha para tentar chegar antes do entardecer.

E assim, despedimos nos de Navegantes, havíamos pedalado 28km do trecho de 50km do dia, e o relógio já marcada em torno de 16:00hs, tínhamos apenas mais 1 hora e meia de luz e muita coisa para ver.

Pedalamos por mais 2km e saimos do asfalto, para o trecho de terra do dia, trecho que teríamos nossa outra grande subida. Claro com mais um opcional, ou melhor obrigatório pela frente. A trilha, passava pela rampa de vôo livre, não preciso nem dizer a visão deslumbrante que tinha por lá.

Conseguimos sair da trilha ainda com luz. Pegando o asfalto novamente rumo a Penha e Piçarras. Passamos por diversas praias, já com o sol se pondo e alguns pingos de chuva começando a nos alcançar.

Nosso trajeto desse dia, terminou na Ponte Penha - Piçarras, de onde desviamos para nossa Pousada.

Ficamos hospedados no Hotel Pousada Ilha Feia, Hotel simples e confortável, quartos tipo chalés, equipados com banheiro e cozinha. Acesso a rua direto do apartamento. Possui piscina, mas nem utilizamos. Diária  R$ 170,10 sem café da manhã. Fizemos a reserva pelo Booking.
Ao chegarmos fomos muito bem recebidos, resolvemos guardar as bikes no quarto, pois havia espaço e hoje não lavamos roupas.

Banho tomado, saímos, de bicicleta é claro, para jantar e dar uma volta pela cidade.
Percorremos a orla, beira mar, já estava escuro, e mesmo véspera de feriado, estava vazio e quase tudo fechado. E uma fina garoa caia.

Escolhemos o Restaurante do Capitão para acalentar nossos estomagos famintos. Restaurante pé na areia, local agradável com ótimo atendimento e cerveja gelada. Para fechar o dia escolhemos um linguado com molho de camarão, estava perfeito.

Saldo do Dia:
Distância 59 km
Subida Acumulada: 1429m

Observações: a sinalização nesse trecho está bem deficiente, de Balneário a Itajaí é quase inexistente, em alguns trechos estão colocadas bem alto nos postes ou do outro lado da pista, algumas estão bem danificadas. Bom ficar atento as planilhas ou ao GPS.