Translate

segunda-feira, 30 de maio de 2016

6 Dia - Circuito Costa Verde e Mar de Cicloturismo - Mariscal a Balneário Camboriu

Trecho
Mariscal-Mirante 360-Zimbros-Porto Belo-Itapema-Balneário Camboriu
Distância: 55 km
Subida Acumulada: 1315 mts
Dificuldade Física: 5
Dificuldade Técnica: 3

O dia amanheceu lindo. O sol deu o ar da graça, como um presente para finalizarmos nosso Circuito. Bem cedinho, antes do café, deixamos as coisas prontas e saímos para a praia.
O pneu da bike do Jr acordou no chão, mas ele resolveu não trocar, nem arrumar, apenas encheu-o, assim como meu raio, não arrumamos, prendemos com uma fita isolante e segui com cuidado.

O café foi servido, mais uma vez com excelência mesmo com poucos hóspedes na Pousada.

Deixamos nossa bagagem na Pousada e subimos rumo ao Eco Mirante 360
São 3 km castigantes de subida. Chegando lá, deixamos as bikes na base, onde funciona um pequeno Museu da Fauna local, pagamos uma taxa simbólica de visitação de R$ 10,00 por pessoa e subimos a pé a trilha até o cume. São apenas 10 minutos de caminhada em uma trilha bem conservada e com muita estrutura, como escadas de madeira e corrimão nos trechos mais difíceis. A vista é incrível, lá de cima da para avistar a Baía de Zimbros, Mariscal,  o Morro do Macaco e até o Norte de Florianópolis. A vontade era zero de descer e ir embora. Pensamentos a mil na cabeça, olhando aquela beleza infinita, inclusive a de como ficar naquele paraíso para sempre. Chegada a hora, desci a contra gosto pois a jornada de hoje seria a mais difícil de todos os dias, e já tínhamos feito um extra que por si só já valeria para muitos como passeio hard de um dia. A descida foi tão tensa quanto a subida. Passamos na Pousada pegamos nossas coisas e partimos para nosso último dia no Costa Verde e Mar. Já passava do meio dia e ainda nem havíamos começado.

O trajeto segue pela praia de Morrinhos e Zimbros, onde começa a subida mais maledeta de todas..... Morro da Antena, são uns 5 km de subida, dos quais, acho que eu pedalei uns 2, casei de empurrar e vez outra dava o "migué" de apreciar a linda paisagem, que era linda mesmo.

Vencido o pior, chegamos de volta a Porto Belo, como estava sol, voltamos ao Píer para fazer novas fotos.
Como já era tarde, e o trajeto estava um pouco confuso, o mapa não batia com o GPS, resolvemos parar em um posto, fazer um Coke Stop, tomar um lanche e colocar as idéias no lugar.
Saímos rumo a Itapema, pelo interior, trocando o asfalto pela terra. Fomos nós rumo ao Sertão do trombudo, um Bairro de Itapema. No começo, estava um pouco desanimador, atoleiros e muita água na areia, conseguimos vencer todos os alagados, em um local específico, Jr decidiu que era melhor transpor as bikes, carregando-as, carregou as duas, pois se ficassemos atolados ali, estragaria o final da nossa viagem. E disse que caso continuasse daquele jeito, voltaríamos pelo asfalto. Mas as coisas entraram em ordem e o terreno se apresentou seco dali para frente. Passamos por um região linda, com paz e sossego, com os corações cheios de alegria e gratidão. Serpenteamos morros cobertos por sombra e vegetação. Até chegar ao Bairro de Morretes, onde enfrentaríamos a próxima subida, era curta, mas bem íngreme. Antes da subida, parada para mais um Coke Stop, na prosa com os proprietários, descobrimos que o Senhorzinho, era motorista no passado, e transportava escadas rolantes para Cambé, cidade vizinha a nossa. O mundo pequeno.

Esse ai segui certinho a Parábola do Homem prudente .. " e desceu a chuva, e correram os rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha."

Chegamos a Itapema, e a coisa ficou confusa, mapa, planilha,setas e GPS, não se entenderam, cada um mandava ir para um lugar. Minutos de tensão, discussões a vista e resolvemos seguir o GPS, pois ele era a nova rota, segundo o nome do arquivo. Passamos pela marginal da BR 101 e pelo acostamento da mesma, até chegar a Interpraias. Quem frequenta a região sabe, é linda, mas tem subida que não acaba mais.
Cada subida de tirar o fôlego, na subida e no descanso contemplando o azul do mar. Teve trecho em que pessoas correndo me ultrapassavam facilmente,rsrs. Tudo o que eu mais queria era ver logo os prédios da FG Construtora.
Passamos pelas praias do Estaleiro, do Pinho, das Taquaras, Laranjeiras, pelo Bondinho do Unipraias até chegar a balsa cruzando o Rio Camboriú. E de repente estávamos no Mole da Barra Sul...como se uma semana tivesse passado em poucas horas. Um sentimento de vitória e despedida, com gostinho de quero mais.

Comemoramos ali mesmo, no quiosque em frente ao Parque Unipraias e seguimos para o Hotel. Pois mais tarde havíamos combinado de jantar na casa de amigos Londrinenses que estão de mudança para Balneário Camboriu.
Ainda ganhei um churros no último minuto da prorrogação!

Ficamos novamente no Ibis Styles Balneário Camboriu.

Gelson e Rejane, nos receberam com muito carinho, regado a Tainha recheada. Bons momentos de conversa e risadas.

Caimos na cama logo e entramos no sono dos justos.